segunda-feira, novembro 27, 2006

A minha lista

Numa tarde de segunda em que a chuva escorre pelos vidros da janela, levando-nos a ficar por casa e pelo sofá. Posto isto será melhor fazer algo de produtivo, e como o blog tem andado parado, decidi fazer uma lista! Nada melhor que uma lista para nos organizar, e que lista é esta? Pois bem é uma lista dos filmes que mais me marcaram, uma lista de filmes que na minha opinião deve constar na videoteca de todos que se dizem "amantes" de cinema. Ora as listas geram controvérsia, ainda mais quando obedecem a uma ordem específica. Como ainda me faltam ver uns quantos filmes para poder completar a minha lista com pés e cabeça, vou só deixar alguns filmes que eu acho praticamente obrigatórios. Os filmes que me faltam ver ou rever para poder ter uma opinião mais fresca formada, são sobretudo velhos clássicos, como The Shining, Clockwork Orange, Psycho, e One Flew Over The Cuckoos Nest. Depois tenho que voltar a ver filmes como os Condenados de Shawshank, The Godfather e Indiana Jones. Ando realmente com a minha cultura cinéfila muito em baixo como podem ver...

Sendo assim, vou deixar aqui um rascunho daqueles que são mandatários ver:

The Godfather - Francis Ford Coppola (1972);

Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain - Jean-Pierre Jeunet (2001);

Fight Club - David Fincher (1999);

Snatch, pig and diamonds - Guy Ritchie (2000);

Se7en - David Fincher (1995);

Munich - Steven Spielberg (2005);

American History X - Tony Kaye(1998);

Donnie Darko - Richard Kelly (2001);

Star Wars Return of the Jedi - Richard Marquand (1983);

Lost in Translation - Sofia Coppola (2003);

Schindler's List - Steven Spielberg (1993);

The Silence of the Lambs - Jonathan Demme (1991);

Un long dimanche de fiançailles - Jean-Pierre Jeunet (2004);

Indiana Jones Raiders of the Lost Ark - Steven Spielberg (1981);

The Matrix - Andy Wachowski e Larry Wachowski (1999);

Memento - Christopher Nolan (2000);

Pulp Fiction - Quentin Tarantino (1994);

American Beauty - Sam Mendes (1999);


E pronto, creio que esta lista para começar não está má. Os flmes estão listados com uma certa ordem.

3 comentários:

Demian disse...

Tens aí uma bela lista, sim senhor, à excepção de um ou dois claro. Mas é boa, eu adicionaria mais uns tantos mas esses aí preenchem qualquer mente ávida de bom cinema. bj

Silvia disse...

tico: Não concardas com que parte exactamente?

gravepisser: tens que ditar aí a tua lista!

Demian disse...

A minha lista contem todos esses, menos: star wars e indiana jones (don't like them) e Un long dimanche de fiançailles (não conheço).
Acrescentaria, entre outros, Forrest Gump, Saw, Gladiator, Monster's Ball, Edward Scissorhands, The Exorcist, Dead Poets Society, Sin City... A lista é demasiado longa, seria impossivel referir todos. Mas tens aí uma selecção de topo. Bjs