sábado, julho 22, 2006

Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest

Ah...Muito bom...Muito bom mesmo!
2h40min muito bem passados! O nosso Cap. Jack Sparrow é um entertainer!

Tal como era previsto este filme foi tudo que se esperava! Sparrow , Will (Orlando Bloom) e "Lizzy" (Keira Knightley) estiveram á altura desta nova saga.

A história conta como Jack vai ter que reaver um tal cofre

para poder chantagear o mau da fita - Davy Jones - para que este não lhe cobre um certo pagamento que Jack lhe deve. Enquanto isso Will e Elisabeth têm que trazer Jack de volta ao porto para se verem livres de um julgamento seguido de uma caminhada até á forca. Os contratempos que se arranjam pelo caminho são muitos:
Jack é "raptado" por uma tribo que julga que é um Deus e vai sacrificá-lo.

Os homens de Davy Jones que perseguem Sparrow constantemente, e homens não será bem a palavra mais correcta, melhor será chama-los de marinheiros, pois de humanos já têm muito pouco. São uma espécie estranha de moluscos e outros seres marinhos.
E depois claro está um monstro que vem do fundo dos mares e que destrói os navios - the Kraken.

No meio disto ainda há o reencontro pai-filho e depois é acção e muita acção e uma cornucópia de personagens novas e interessantes.


Agora o resto:
Primeiro ponto: O filme sofre da maldição de todas as sequelas: se não for melhor que o primeiro já não vale nada! Aqui o que se passa não é bem isso mas tendo em conta que este filme não tem "fim" não se pode realmente dizer isso. Para se entender melhor isto vou chamar á conversa o Matrix: o primeiro não precisava de sequela, o segundo e o terceiro fizeram um filme mas "repartido", logo não se pode julgar o 2º e o 3º independentemente. Com Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest o que se passa é exactamente a mesma coisa. O segundo filme é uma sequela "incompleta", por isso resrvo a minha opinião sobre o filme completo quando sair o At World's End para o próximo ano.

Segundo ponto: o filme foi acção com acção sobre mais acção e depois a 40min do fim estancou... O argumento andou mais entretido com as cenas de acção do que propriamente com as personagens em si. E fora as deixas cómicas (que são muitas) não há muitos momentos de ligação entre as personagens (claro que há um diálogo ou outro, mas não são significativos).

Depois também há uma certa falha de coerência das personagens do primeiro filme para este, por exemplo a personagem da Keira Knightley não tem um comportamento neste filme de acordo com aquele que tinha no primeiro, especialmente nos últimos 30min do filme. Mas tanto o Jack Sparrow como o Will estiveram bem. All in all a caracterização das personagens esteve bem.


Terceiro ponto: cenas um pouco repetitivas, aquelas cenas de luta de espadas esteve talvez um pouco desmedido, chegando a ser desnecessárias até.

Quarto ponto: a volta de duas personagens do primeiro filme, só para proporcionar mais umas gargalhadas talvez...


Bem não desgostei, pelo contrário. Não foi um filme extraordinário, mas foi um filme muito bom. Continuo a achar que estes filmes de aventura e de um mundo fantástico são precisos e fazem falta.

Quem ainda não viu o trailer pode fazê-lo aqui.

..::4/5::..

2 comentários:

Anónimo disse...

K Me*** de filme!!! Nuno

Silvia disse...

Nuno, como é que podes julgar um filme sem o teres visto?