segunda-feira, setembro 04, 2006

9/11 nos cinemas e televisões

Ao contrário da minha opinião geral que o que é de mais enjoa, sobre este tema não me sinto assim. Pelo menos no que toca a recordar pessoas do que aconteceu nas alturas das datas, assim como o fazem com o 11 de Março de Madrid e com o 7 de Julho de Londres. É importante recordar estas datas, do significado que tiveram, da volta que o mundo deu depois do 11 de Setembro. Já não se via um atentado tão violento contra povos ocidentais desde o atentado contra a comité isrealita nos jogos olímpicos de Munique de 1972. Assim como este atentado já foi brilhantemente passado ás telas de cinema pelas mão de Spielberg no filme Munich de 2005, o 9/11 também já merece uma distinção do género. Pois julgo que mais nenhum atentado tenha passado ao vivo nas televisões em todo o mundo. Podem queixar-se do mau jornalismo feito, e talvez de um certo oportunismo de liderar as audências, mas a verdade é que toda a gente ficou chocada com as imagens que viu, assim como o atentado no jogos de Munich. As pessoas poderam assistir em directo a tudo.
Dito e feito estão a estrear filmes como United 93 e World Trade Center. O primeiro faz referência ao terror vivido dentro de um dos aviões, o segundo ao trabalho dos bombeiros no WTC.Chegam? Não, com o 9/11 correu muita tinta e fotogramas. Michael Moore no seu docomentário Farenheit 9/11 leva as teorias da conspiração sobre o assunto ás telas do cinema. Este senhor não é ben-vindo em lado nenhum, e de forma acidental, ou não, nos rodapés dos noticiários na altura de estreia do doc o seu nome aparecia Micheal Morre. Para além dos doc que chegaram aos cinemas, muitos mais circulam na Internet e pelas televisões menos generalistas. É o caso de uns dos mais bem sucedidos "Loose change - 11 de Setembro conspiração interna", que pode ser consultado aqui.
Mas para quem não tem oprtunidade de o fazer, pode esperar por sexta-feira dia 8, que o canal público 2: vai passar este doc na totalidade ás 23:30. Nos restantes dias da semana, no mesmo horário e no mesmo canal, têm a oportunidade de ver vários docs. Uns sobre teorias de conspiração, outros uma colecção de imagens e vídeos.

Mesmo quem não tem qualquer sentimento de "pena" pela américa do Bush, não se pode ser Humano e ficar indiferente a um acontecimento que de um modo ou de outro afectou o mundo inteiro.

Sem comentários: