sábado, setembro 16, 2006

George Clooney - actor do mês

De nome completo George Timothy Clooney, nascido a 6 de Maio de 1961 em Lexington no Kentucky, EUA. filho de Nina e Nick Clooney (famoso jornalista).

George já deu cartas por todo o lado. Já foi um dos médicos pediatras mais conhecidos da televisão no papel de Dr. Doug Ross na série televisiva E.R. entre os anos de 1994 e 1999. Deve ter sido um dos trabalhos que ele recorda, e nós também, com mais saudade. Entre estes anos, mais propriamente em 1997, foi Batman e Bruce Wayne sobre a direcção de Joel Schumacher em Batman & Robin.O primeiro papel que ele interpretou depois de deixar de lado o estetoscópio do County Genral foi em Three Kings ao lado de Mark Wahlberg e Ice Cube, como soldado destinado a roubar o ouro de Saddam no fim da guerra do Golfo. Este papel tinha sido originalmente pensado para Clint EastWood e depois até para o Mel Gibson e Nic Cage, Clooney nesta altura tinha sempre que esperar que os outros recusassem. Era o preço a pagar por andanças menos populares (The Facts of Life). Foi soldado no The Thin Red Line - Captain Charles Bosche.

Foi um ladrão muito audaz em Ocean's 11 e 12. Foi etse o filme que sem dúvida o catapultou para a fama. Já foi astronauta em Solaris, e um conselheiro mafioso em Welcome to Collinwood. Jornalista onde sobre a sua própria realização desempenhou um papel que mais o aproximou do pai em Good Night, and Good Luck. Agente federal em Syriana, este filme valeu-lhe o Óscar para melhor actor secundário, e o título soa bem porque faz lembrar americana.
Esperamos muito ansiosamente poder vê-lo em Ocean's 13.

Porquê considerá-lo actor do mês? O simples facto de ter chamado á atenção do mundo todo para o facto de Darfur, um país do dito terceiro mundo, se tornar brevemente noutro caso Ruanda se as atrocidades que ali são cometidas não tiverem uma solução á vista. "Depois de 30 de setembro, vocês não vão mais precisar da ONU. Vão precisar apenas de homens com pás, lençóis brancos e lápides", disse Clooney. Clooney chegou mesmo a chamar a situação de genocídio.

Para além disto tudo é um brilhante actor.

Sem comentários: