terça-feira, julho 03, 2007

O melhor álbum dos Metallica


Ao lado de Tool, e talvez por já terem um historial maior, os Metallica são a minha banda de eleição (como diz um grande amigo meu: "só me interessei por música depois de ouvir o que Kirk Hammett fazia com a sua guitarra"). Desta forma, e indo de encontro ao burburinho que os Metallica levantaram nesta vinda ao SBSR, este mês vamos eleger o melhor álbum dos Metallica.
Os Metallica foram formados em Los Angeles, Califórnia, em Outubro de 1981 pelo guitarrista e vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich (o dinamarquês que inicialmente tinha previsto uma carreira como tenista). Mais tarde juntaram-se ao grupo o baixista Kirk Hammet trazido da banda Exodus depois do grupo ter despedido Mustaine dado o seu comportamento agressivo relacionado ao uso excessivo de drogas e álcool, para logo após formar a banda de thrash metal Megadeth.
Em 1983 a banda viajou para Rochester para gravar seu primeiro álbum, Metal Up Your Ass. Entretanto, devido a conflitos com a gravadora pelo título, o nome do álbum acabou sendo alterado para Kill 'Em All. O álbum não foi um sucesso financeiro de início, mas ajudou a banda a construir uma base de fãs cada vez maior na cena underground.
Apesar da animosidade, Dave Mustaine, que tornou-se famoso com sua banda Megadeth, ainda teve créditos de co-escritas em canções como "Jump in the Fire", "Phantom Lord", "Metal Militia" e a notável "The Four Horsemen" (originalmente intitulada "The Mechanix" e referenciada de tal maneiras nas primeiras demos). Outra canção famosa era "Seek & Destroy". O relançamento do álbum em 1989 incluiu canções favoritas entre fãs, como "Am I Evil?", do Diamond Head.
No ano seguinte a banda lançou Ride the Lightning, um álbum que incluía a canção mais lenta e introspectiva "Fade to Black", diferenciando os Metallica de outras bandas thrash. Ainda que alguns consideraram a banda como "vendida", outros fãs consideram Ride the Lightning como valioso. Outras canções notáveis incluem "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" e "The Call of Ktulu", esta última uma canção instrumental de nove minutos.

Em 27 de Setembro de 1986, durante a parte europeia da tour Damage Inc., Cliff Burton faleceu perto de Ljungby, Suécia (em uma viagem entre Estocolmo e Copenhague) no desfecho de um acidente rodoviário que envolveu o autocarro da banda.
A morte de Burton resultou em questionamentos sobre o futuro da banda. Por fim os três membros remanescentes decidiram continuar o trabalho, e com o apoio da família de Burton começaram a busca por um substituto. A canção "Turn the Page" foi gravada posteriormente em homenagem a Burton. O corpo de Cliff foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch. Na cerimónia, foi tocada a música "Orion" (um instrumental) do álbum "Master of Puppets". Metallica não voltou a tocar novamente esta música até Junho de 2006.
Em 1991, o Metallica lançou o álbum homónimo Metallica (popularmente conhecido como The Black Album), que inclui canções como "Nothing Else Matters", "Sad But True," "The Unforgiven" "Holier Than Thou" e "Wherever I May Roam". O álbum possui uma capa toda preta com uma imagem pálida de uma cobra em um dos cantos, com o nome da banda no canto oposto. O custo de gravação superou um milhão de dólares. Entretanto, apesar da batalha para seu término, o álbum tornou-se o lançamento mais bem sucedido da banda, atingindo o topo da Billboard.

O primeiro single de Metallica foi "Enter Sandman", mostrando um estilo de música mais lento que trabalhos anteriores da banda. Devido ao novo estilo do som, mais alegações sobre uma "banda vendida" foram direccionados aos Metallica através da década de 1990. Em 1992, durante uma tour muito bem sucedida financeiramente com o Guns N' Roses, Hetfield sofreu severas queimaduras de segundo e terceiro grau devido a pirotecnia durante a abertura de "Fade to Black", impedindo-o de tocar guitarra por uma período da tour.
Muitos outros álbuns de seguiram, e problemas também, em Julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a escrita e gravação do próximo álbum, já sem Newsted.
No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. A escolha não agradou a muito dos fãs, eram sempre considerados os Metallica mais um. Mas ao que parece, Trujillo já conseguiu a aprovação dos fãs, e desta forma os Metallica são novamente um todo.

Em 16 de Fevereiro de 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não estaria mais gravando o próximo álbum de estúdio do Metallica. O grupo está actualmente gravando um álbum de estúdio com o produtor Rick Rubin, que já trabalhou com outras bandas proeminentes de rock e metal como Slayer, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers e Rage Against the Machine.
O reconhecimento da indústria e dos fãs já valeram aos Metallica uma série de prémios:
Grammy Award
1990 - Melhor Desempenho de Metal por "One"
1991 - Melhor Desempenho de Metal por "Stone Cold Crazy"
1992 - Melhor Desempenho de Metal com Vocal por Metallica (The Black Album)
1999 - Melhor Desempenho de Metal por "Better Than You"
2000 - Melhor Desempenho de Hard Rock por "Whiskey in the Jar"
2001 - Melhor Desempenho de Rock Instrumental por "The Call of Ktulu", com Michael Kamen e a San Francisco Symphony
2004 - Melhor Desempenho de Metal por "St. Anger"
MTV Video Music Awards
1992 - Melhor Vídeo Musical de Metal por "Enter Sandman"
1996 - Melhor Vídeo Musical de Metal por "Until it Sleeps"
American Music Award
1996 - Artista Favorito de Heavy Metal/Hard Rock por Load
1996 - Canção Favorita de Metal/Hard Rock por "Until it Sleeps"
Billboard Music Award
1997 - Artista de Rock and Roll Billboard do Ano
1999 - Artista de Catálogo do Ano
1999 - Álbum de Catálogo do Ano por Metallica (The Black Album)
Kerrang! award
2003 - Hall da Fama


Assim, temos mais um mês de votações, e vamos votar (ali ao lado na sidebar) naquele que vocês acham que seja o melhor álbum dos Metallica, para mim Metallica só são Metallica ao vivo, e daí que o meu voto vai para S&M, mas no que toca a álbuns de estúdio, talvez o The Black Album por marcar uma mudança de era. E vocês?

Texto adaptado e fotos via www.wikipedia.org.

3 comentários:

Demian disse...

Finalmente um post sobre algo que me interessa!!! Tava difícil...

Metallica para mim situam-se entre as 25 melhores bandas da história da música, por razões tão vastas que seria difícil mencionar todas.
Quanto a eleger o melhor álbum, é muitíssimo difícil... Para mim, existem 3 melhores álbuns: o homónimo (Black Album), o Duplo Garage Inc e aquele que eu considero como um dos 10 melhores álbuns "ao vivo" de sempre, S&M.

Já agora poderias sondar, qual será a melhor música deles... Escolheria qualquer uma entre Enter Sandman, One, Welcome Home (Sanitarium), Fade To Black, The Unforgiven ou a eterna Nothing Else Matters...

E pronto, aqui tens o primeiro comentário em muitos meses, que não serve para te "dar na cabeça"... Mas também, é o primeiro post interessante, para mim, desde então. I thought you deserved it...

Cheers

Pink Robot disse...

De todos os álbuns dos Metallica, o black album é o que me marca mais... As músicas têm letras mais profundas e o ambiente que o álbum confere é mais pesado que os restantes. É díficil escolher o álbum que gosto mais... era mais fácil se perguntasses qual é que gosto menos: St Anger (aqui não tinha mesmo dúvidas).

Silvia disse...

Hmmmm... Apesar de não considerar o BA o mais pesado de todos, também é dos meus favoritos mas por motivos diferentes, a forma como a voz é mais adulta, assim como a música marca uma passagem importante a meu ver. Ou pelo menos impõe ali um limite. O St Anger é o filho do diabo, ninguém gosta... Mas a verdade é que ainda tem uma ou outra que se aproveitam! Tens que ouvir com mais atenção!;)