quarta-feira, agosto 08, 2007

Harry Potter and the Order of the Phoenix

Na minha tentativa de não publicar logo uma review de uma filme com as ideias ainda um pouco quentes, acabo por atrasar a escrita tanto tempo que acabo por não fazer um trabalho em condições quando chego a fazê-lo. Logo vão ter que desculpar esta review deste último filme do HP. Nunca liguei muito aos que dizem e insistem que HP é um filme de crianças e ponto final, daí que tenho visto os filmes todos, e tenha os livros todos na estante (alguns até repetidos dado a ansia de ler logo, e depois acabar por ter a VO e a VP). Mas eu devoro mesmo tudo que venha em forma de livro, por isso a minha opinião é sempre suspeita. Anyway, este último filme, como exigência do livro que lhe deu origem, tem um argumento mais denso. É provavelmente um dos meus livros favoritos da saga toda, e sendo assim tinha grandes expectativas em relação ao filme. Não foram quebradas digo-vos já!

A actriz que arranjaram para fazer de Dolores Umbridge, é de salientar que esta senhora é provavelmente a personagem mais odiosa, mais irritante, mais tudo dos livros todos, e Imelda Staunton que nunca me chamou especialmente a atenção, mas foi suberba! As interpretações em geral continuaram bastante sólidas, Daniel Radcliffe já mostrou que cresceu, e a personagem cresceu com ele. O argumento foi fiel q.b. ao livro de J.K. Rowling, houve cenas que eu percebo que não poderiam ser de outra forma, mas também houve cenas que poderiam ter sido mais respeitadas. Mas (pelo que me lembro do livro), houve a preocupação de não deixar de fora nada nem ninguém que de futuro se tornariam essenciais.

Não vou revelar muito sobre a história, não acho que deva. Mas o mais resumido será: Harry regressa a Hogworts, onde novas regras têm sido impostas pelo Ministério da Magia, que se recusa a admitir que Aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado está de volta, como de resto foi visto no filme anterior. Sendo assim, Harry e os amigos têm que resolver a questão pelos seus próprios meios. E é aí que a diversão começa, e que o "plot" se adensa, ao longo do caminho novos segredos e novos pormenores começam a ser revelados, que ajudam a perceber cada vez mais está história fantástica.

O realizador David Yates, foi de inicio uma escolha que deixou muita gente preocupada, mas fico provado que foi uma escolha á altura do desafio, e não creio que eventuais falhas possam lhe ser apontadas, estando já em trabalho para o próximo - Harry Potter and the Half-Blood Prince.
Uma saga cujos filmes se tornam cada vez mais negros, Harry Potter and the Order of the Phoenix foi sem dúvida uma boa surpresa.


..:4/5:..

Sem comentários: