terça-feira, março 11, 2008

Uma semana de filmes nacionais

As produções nacionais fazem cada vez mais competição às produções hollywoodescas. Não estando eu a referir-me a call girls e afins, mas sim a filmes como Alice ou Coisa Ruim. Esta semana estreiam nas salas nacionais duas produções made in Portugal.

A primeira com um título inglês, The Lovebirds, apesar de produto nacional, conta com nomes estrangeiros ao lado de nomes portugueses. O enredo roda em volta de uma noite na capital, onde seis conjunturas desiguais se desenrolam em simultâneo.
Michael Imperioli contracena com Ana Padrão numa história de amor com um olhar sobre Alfama. Joaquim de Almeida um amante que se vê perturbado com Drena De Niro, uma estilista num quarto de hotel com interferências caninas. Rogério Samora um actor num papel onde contracena com um pugilista que se recusa a ir ao tapete (este segmento conta ainda com uma participação peculiar de Joe Berardo). Cleia Almeida, uma grávida que entra em trabalho de parto e é despachada até ao hospital por um taxista que assassinou brutalmente uma prostituta, que vê naquele nascimento um novo ensejo. Entre outras narrativas, numa noite lisboeta como tantas outras. Os seis contos reflectem realidades distintas, no fim findam em narrações de amizade, paixão, amor, solidão e esperança.
The Lovebirds é realizado por Bruno de Almeida, o mesmo senhor que nos trouxe o Candidato Vieira, e The Collection onde já tinha trabalhado com John Ventimiglia e Drena De Niro (se estão aí a coçar os vossos queixos sobre o sobrenome desta senhora, sosseguem-se, sim, ela é parente de Robert De Niro. Aliás é filha adoptiva do actor, que a perfilhou depois de casar com a mãe dela).
Podem ver o trailer aqui.

O segundo título desta semana pinta um conto, quase característico do cinema português. Não com contornos tão ambiciosos como The Lovebirds, Lobos é bem mais lusitano. Mais despretensioso. A sinopse disponível no site oficial do filme, resume Lobos desta forma:
“Ouvem-se tiros....
Joaquim abandona precipitadamente a casa do irmão.
A sobrinha Vanessa corre atrás dele e suplica que a deixe ir com ele.
Um crime de morte aconteceu.
Em fuga constante, os dias e as noites sucedem-se.
Dormem ao relento, em casas abandonadas, em currais.
Amam-se.”


Pelo trailer deduz-se um amor algo interdito (sensivelmente incestuoso), uma evasão num trilho sem retorno. Nuno Melo e a sobrinha de José Wallenstein, Catarina Wallenstein, protagonizam a película realizada por José Nascimento. Podem ver o trailer aqui.

3 comentários:

Demian disse...

"As produções nacionais fazem cada vez mais competição às produções hollywoodescas"???

LOOOOL!!!!

Ai moça... O cinema português é uma anedota pegada! Começando no "Branca de Neve" e acabando no «crime do padre que afinal era putanhei** e papava-as todas, mesmo sendo um péssimo actor num péssimo filme foi o mais visto de sempre», a escolha de desastres é bem alargada.

Agora este loverbirds, só promete até acabar de ver o trailer... Misturar elenco dos Sopranos com actores de 5ª categoria (Ana Padrão, WTF?) e outros que nem isso (Joe Berardo? JOE BERARDO????) só pode dar asneira... Claro, para já não falar do tradicional fadinho (triste país que por ele é reconhecido, e pouco mais), o péssimo sotaque inglês pelo menos da actriz (principal?), os péssimos efeitos de câmara e de som, etc. etc.
Enfim... Custa a crer que o Imperioli e o Joaquim D'Almeida se tenham metido numa destas, devem andar desesperados coitados. O degredo total!

***

Silvia disse...

Desculpa lá, mas esse filme promete muito mais do que muitas produções que hollywood nos tem enfiado pelos olhos dentro ultimamente! E eu excluí logo os filmes a que te referes quando criticas estes.
Não podes julga-lo só pelo trailer, mas sem dúvida que já deixa ver que o filme será bom. E é óbvio que Ana Padrão tem um sotaque desses!! Então se é uma mãe que vive com a família no bairro da Alfama estás à espera que seja fluente em quantas línguas?

Bah!

Anónimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.