Sim, eu ignorava inteiramente que Tim Burton tinha um livro. E não é um livro qualquer, é um livro de poemas escritos por ele até 1997 (digo isto dado o ano de edição do mesmo, mas só este ano é que chega aos públicos lusófonos sob a alçada da editora ANTÍGONA e ronda os 16€), sobre crianças menos normais. O texto que acompanha a contracapa do livro diz o seguinte:
"Nas suas fantasias cinematográficas, Tim Burton desvenda um universo de estranhas criaturas, aliando o onírico ao macabro. Agora em livro, o autor forja um elenco de crianças enternecedoramente desajustadas que se esforçam por ser amadas neste terrível mundo cruel. São 23 histórias de humor sinistro, ilustradas a caneta, lápis e aguarela, em que as personagens, heróis com corpos deformados e hábitos invulgares, projectam os nossos sentimentos de alienação, fazendo-nos rir de uma infância que julgamos ter deixado para trás."
São sombrios os poemas sim senhor, mas ao mesmo tempo estranhamente deliciosos! As ilustrações então nem se falam, mas quem conhece o mundo de Burton já sabe com o que conta. Junto em anexo umas fotos de fraca qualidade tiradas aos desenhos do meu livro.
A tradução é feita por Margarida Vale de Gato, e espero bem que a senhora tenha feito as coisas em condições.
Deixo-vos um pequeno excerto d'A Rapariga Vodu:
tem pele de algodão
e muitos alfinetes coloridos
saídos do coração
Tem um magnífico par
de olhos em espiral
por si utilizados
para hipnotizar namorados.
Sem comentários:
Enviar um comentário