quarta-feira, julho 18, 2007

Shrek The Third

Eu a espera de tanto, e recebo tão pouco...


Com muito entusiasmo (como sempre quando toca ao Shrek) fui ver o novo filme. A coisa começou logo a azedar assim que reparei que ia ver uma versão dobrada e não a original. Por isso de certa forma toda esta crítica (que não o é) será influenciada por esta má experiência, o meu horror a filmes e a tudo que é dobrado começa muito antes até de Flushed Away. Daí que o pior do filme, até pode nem ser o pior para quem viu a versão original, mas sem dúvida que para mim o foi. As piadas... Dos dois filmes anteriores as piadas são de certa forma o que ajudam o filme a andar, o que ajudaram a que houvesse uma sequela. Agora TODA a gente sabe que fazer traduções literais de piada em inglês para outro idioma qualquer não é fácil, e na maior parte das vezes simplesmente não funciona. Não dá! Finito! Mas, os meus contactos também já me vieram dizer que a versão original também peca pelas piadas. Pelo menos há consenso. Mas vão ver a versão original, queiram ouvir o Eddie Murphy e o Mike Myers que eu também queria!
Posto isto das piadas, vamos até ao desenrolar da acção, começou mal, desenvolveu pior e de uma forma muito aborrecida (e não estou a gozar, eu estive a ponderar o tecto da sala de cinema por uns instantes) e lá conseguiu acabar melhorzito.


Os senhores da DreamWorks (que desta vez nem ao trabalho de enfeitar o "S" com orelhas se deram) têm pelos menos mais dois "Shreks" a cozinhar, espero que a originalidade e a criatividade que nos foi dada no primeiro e no segundo sejam bem melhor nos que estão para vir. Pois eles que não se esqueçam, que apesar do filme ser para miúdos, o que elevou Shrek até ao patamar em que agora se encontra, foi também a quantidade de graúdos que conseguiu interessar.
Situações que poderiam ser mais desenvolvidas (como a vida de Arthur no liceu), e depois situações que foram tão, mas tão esticadas que deixam de ter piada para serem mesmo tristes.


Não pensem que o filme foi um desastre completo, ao lado de muitas estreias deste verão, este é um dos que eu quero rever (e ouvir em inglês). O filme pecou pelo argumento, mas no fim até conseguiu atingir níveis de criatividade dos quais todos esperávamos.
A certeza que fica é que vou ver os próximos quando chegarem, não porque este me impressionou, mas porque tenho esperança que vou chorar a rir a vê-los!



..::2,5/5::..

Sem comentários: