Quando andar na rua se torna insuportável por estar tanto calor (gosh mas será que o Inverno nunca mais volta?), estar numa sala de cinema fresca é o melhor remédio. No meio de tanto blockbuster que há em cartaz, perdido, e mais conhecido como "o filme do puto dos Transformers" aparece-nos Disturbia (apesar da tradução para Português ser Paranóia, o título do filme não remete para isso).
Disturbia é realizado por D.J. Caruso, cujo reportório é na sua maioria para a TV, aventura-se num filme que nos faz lembrar The Rear Window de Alfred Hitchcock (se me é pertido tal comparação).
Shia LaBeouf é Kale, um adolescente que se vê condenado a prisão domicilária, onde vive sozinho com a mãe - Carrie-Anne Moss. E que passa o dia a fazer pouco mais do que nada, aproveitando para espiar os vizinhos das janelas da sua casa. Mas é uma vizinha em particular que lhe chama a atenção e com quem se vai envolver, e se tudo apontava para que o filme não passasse de um romance sem graça, chega-nos Mr Turner - David Morse (o polícia mau de House), o vizinho do outro lado, que tem uma vida algo suspeita. E é aqui a acção se desenrola.
Distubia tem potencial, mas veio tudo muito tarde, os últimos 20 minutos deixaram-me a roer as unhas e torcida na cadeira, o facto da personagem de David Morse ser perturbadoramente parecido com o Hannibal também ajudou. Mas foram só 20 minutos que de certa forma vieram compensar. Tenho pena que tenha tudo acontecido tão depressa. O decorrer do filme não foi enfadonho, muito pelo contrário. Foram mais as cenas de comédia proporcionadas por Kale, o melhor amigo e "the girl next door", que deram pedalada ao filme, catalogado como um thriller, e menos daquilo que realmente interessava que só chegou no fim.
All in all o filme foi uma lufada de ar fresco, não foi inovador, mas em comparação com aquilo que nos tem sido servido durante o Verão foi óptimo! Tão refrescante que pensei sériamente numa segunda volta. É daqueles filmes em que não se vai a contar com muito, mas que no fim até é uma bela surpresa.
Shia LaBeouf (mas alguém sabe pronunciar o nome deste rapaz com cara séria e sem se enganar?) é sem dúvida alguma uma estrela em ascenção e parece-me que já conquistou um lugar muito confortável ao sol.
..:3,5/5:..
Sem comentários:
Enviar um comentário