quinta-feira, agosto 10, 2006

Scarlett Johansson


Este mês, em vez de um actor temos a bela actriz Scarlett Johansson.

Scarlett Johansson é das mais promissoras actrizes de Hollywood, com apenas 21 anos ela ja esteve sobre a realização de Woody Allen nos seus últimos dois filmes (Match Point e Scoop) e Sofia Coppola (Lost in Translation); e já contracenou com actores como John Travolta, Dennis Quaid, Colin Firth, e Bill Murray (entre muitos outros).
Nascida a 22 de Novembro de 1984 em Nova Iorque, a pequena Scarlett, de ascendência dinamarquesa e polaca, desde pequena que tentou entrar no mundo da representação. Como disse no discurso de aceitação do BAFTA uma das razões porque foi actriz residiu no facto da mãe "levar-me a audições e pagar-me semre um cachorro quente depois". De facto tendo a sua mãe como agente tornou-se mais fácil a Scarlett suportar a problemática vida do casting para jovens actores.O seu primeiro papel foi North em 1994. No ano seguinte começaram a surgir mais papeis para a jovem Scarlett. Primeiro foi em Just Cause e depois, em 1996, com If Lucky Fell e Many and Lo. Este último desempenho valeu-lhe uma nomeação precoce pelo Independent Spirit Awards, o reconhecimento de que estávamos perante uma grande actriz em potência. Em 1997, já com 13 anos, foi a menina bonita de Home Alone III, o primeiro filme da serie sem o polémico Macauly Culkin e no ano seguinte deu o primeiro salto para o reconhecimento junto do grande público com o seu notável desempenho no filme The Horse Whisperer, ao lado de Kristin Scott Thomas e Robert Redford. A star was born! Em papeis secundários nos seus early years esteve em Ghost World, onde reflectia sobre a condição humana ao lado de Thora Birch, e o segundo foi como a "lolita" que mal sabia tocar piano mas que sonhava em deitar-se com Billy Bob Thornton em The Man Who Wasn´t There.
Mais tarde nesse ano ainda entrou em An American Rhapsody e no ano a seguir faria o lamentável Eight Legged Freks. Seria provavelmente o ponto mais baixo de toda a sua carreira e felizmente não duraria muito.

Em 2003 começou a sua verdadeira ascenção, foi a escolhida por Sofia Copolla para entrar no segundo filme da jovem realizadora - Lost in Translation. Scarlett seria uma jovem americana, fechada num hotel de Tóquio, que redescobre o prazer de viver ao lado de um homem mais velho (Bill Murray) que também procurava o significado das coisas na capital japonesa. Scarlett foi mesmo perfeita como a jovem Charlotte que durante o ano se divertiu a coleccionar nomeações e prémios pelo papel. Só faltou mesmo a nomeação ao óscar. 2003 foi igualmente o ano de Girl With a Pearl Earring, o filme de Peter Webber sobre o quadro mais famoso do pintor holandês Johannes Veermer. Mais um papel de sonho e mais um conjunto de prémios, conseguindo o que poucos actores se podem dar ao luxo de alcançar: dois grandes sucessos no mesmo ano.

A partir daqui the only way to go was up!

Em 2004 A Love Song for Bobby Long ao lado de John Travolta, deu voz a Mindy no filme de animação The SpongeBob Squarepants Movie, em In Good Company foi filha de Dennis Quaid, Match Point sobre a asa de Woody Allen, em The Island foi um clone, em Scoop contracena com Woody, no filme noir The Black Dahlia podemos vê-la em trajes dos anos 40 e já aqui disse que vai também contracenar com Natalie Portman em The Other Boleyn Girl.

Curiosos? Mantenham-se atentos ao longo deste mês.

(Nota: Parte de este texto resulta de adaptações)

Filme links:
Scarlett Johansson em Lost In Translation
Scarlett Johansson em Good Company
Scarlett Johansson em The Island
Scarlett Johansson em outros filmes
Scarlett Johansson em Match Point

1 comentário:

Anónimo disse...

mt boa (em talento e atributos não-artisticos) ;) embora haja kem a considere uma obra de arte (esta lingua portuguesa é tramada) ;)
Nuno